26/07/09

Entrevista a Jaime Alguersuari


Olá! Esta semana a entrevista é a Jaime Alguersuari, o piloto que se tornou no GP da Hungria de F1 de 2009 no mais jovem piloto de sempre na Fórmula 1. Este piloto competiu em campeonatos como a Fórmula Júnior Itália (2005, 3º, com 2 vitórias e 2 pole positions em 12 corridas), a Eurocup Fórmula Renault (2005, 2 corridas, não classificado no campeonato; 2006, 14 corridas, 12º no campeonato; 2007, 14 corridas, 5º no campeonato), a Fórmula Renault 2.0 Itália (2006, 10º; 2007, 3 vitórias e 3 pole positions em 14 corridas, para o 2º lugar no campeonato), ou o Campeonato de Inverno da Fórmula Renault 2.0 Itália (2007, 4 vitórias e 4 poles em 4 corridas, para o título). Depois da Fórmula Renault, Jaime Alguersuari participou na Fórmula 3 Britânica em 2008, sendo campeão com 5 vitórias e 6 pole positions em 22 corridas. Também em 2008 disputou o GP de Macau, ficando em 10º lugar, e e a Fórmula 3 Espanhola, sendo 7º com 3 vitórias e 2 pole positions em 8 corridas. Ainda em 2008, o jovem espanhol foi piloto de testes da Red Bull F1. Agora em 2009 Jaime Alguersuari compete nas World Series by Renault 3.5, onde é, neste momento, 8º classificado, com 11 corridas disputadas, e foi piloto de testes da Red Bull F1 e Toro Rosso F1 até ao GP da Hungria, e piloto de reserva no GP da Alemanha. Depois do despedimento de Sébastien Bourdais da Toro Rosso, Alguersuari foi designado piloto daquela equipa de F1, tornando-se assim o mais jovem de sempre a disputar um GP de F1.

Eis a entrevista:

1) – Como começou a sua paixão pelas corridas de carros?
Eu comecei indo a lugares de karting de aluguer e eu estava-me a divertir-me, e um dia, quando tinha 7
anos, tive o meu primeiro techno go kart em Barcelona e comecei a correr…

2) – Na sua opinião, qual foi o melhor momento da sua carreira até agora? Porquê?
Certamente que o melhor momento da minha carreira foi vencer o título de F3 no último ano em Donington, porque foi basicamente o primeiro campeonato real e popular no mundo do desporto motorizado que eu ganhei.

3) – Na sua opinião, qual foi o pior momento da sua carreira até agora? Porquê?
Penso que o pior momento foi nos go karts, quando tive um acidente na última curva do campeonato mundial em Suzuka (Japão), eu acabei em 2º, mas na corrida em último.

4) – Qual foi o piloto (ou pilotos) que gosta mais de enfrentar nas pistas?
Penso que o meu colega de equipa Oliver Turvey e o Marcus Ericsson.

5) – A sua carreira tem tido dificuldades em angariar apoios (patrocínios, etc.)?
É sempre difícil encontrar dinheiro para continuar a correr, mas penso que eu tenho sido sortudo desde que comecei nas corridas de carros, assinei um contrato com a Red Bull desde 2005 até 2010 e tenho sido apoiado por fabricantes como a Repsol, que é sempre um apoio muito bom para mim, obviamente se eu não continuar a ganhar eles deixar-me-ão de certeza!

6) – Quais são as expectativas que tem do seu futuro? Qual é o seu principal objective para a sua carreira? A Fórmula 1 é o maior objectivo?
O meu objectivo esta temporada é certamente vencer o campeonato de World Series by Renault, penso que este ano é muito decisivo para a minha carreira nas corridas, nós precisamos sempre de ficar em 5º-6º e no fim vencer o campeonato. O meu principal objectivo para o futuro é vencer o título mundial com a Red Bull Racing ou com a Scuderia Toro Rosso, mas mais que isso, e antes de tudo, de certeza é ser feliz e ter uma família, e disfrutar do meu trabalho!

7) – Pode deixar uma mensagem aos seus fãs? 
HASTA LA VICTORIA

E foi a entrevista a Jaime Alguersuari. A entrevista foi feita antes de Jaime Alguersuari ser piloto de F1, por isso algumas questões/respostas podem estar desactualizadas.

Se preferir, pode ler a versão original da entrevista, em inglês, aqui:

Para a semana, a entrevista será a Yazan Hamadeh, um jovem e promissor piloto de karts sírio.

Sem comentários:

Enviar um comentário