02/09/09

Entrevista a Markus Niemelä


Olá! Hoje, a entrevista é a Markus Niemelä, o piloto finlandês que venceu o campeonato Champ Car Atlantic em 2008.
Markus Niemelä já competiu em categorias como a Fórmula Ford (2004, vencedor dos campeonatos Sueco e Finlandês; vencedor do Campeonato STCC de Fórmula Ford; 2º na Fórmula Ford Escandinávia), Fórmula BMW ADAC (2005, 7º, com 1 vitória e 1 pole); Campeonato de Inverno de Fórmula Renault Reino Unido (2005, 5º), Fórmula Renault Reino Unido (2006, 7º, com 1 vitória, 1 pole e 1 volta mais rápida), Fórmula Renault Eurocup (2007), Campeonato Asiático de Fórmula Renault (2007), GP2 Series (2007, 31º) e o Campeonato Champ Car Atlantic (2008, campeão, com 2 vitórias e 1 pole).

Eis a entrevista:

1) – Como começou a sua paixão pelas corridas de carros?
Quando tinha 5 anos eu li uma reportagem sobre karting numa revista. Foi então que comecei realmente a querer pilotar e comecei a poupar dinheiro para comprar um go-kart. O rendimento com 5 anos não é grande (dinheiro dos pais, etc.), por isso tive que ir guardando durante algum tempo, mas finalmente tinha o suficiente para um velho self made go-kart com o qual comecei. Eu tinha 6 anos de idade nesse ponto, e corria o ano de 1990. Foi assim que começou…

2) – Na sua opinião, qual foi o melhor momento da sua carreira até agora? Porquê?
Eu ganhei alguns títulos e algumas corridas mas á um momento muito especial para mim. Em 2001 eu não tinha corrido devido a uma grave lesão no início do ano, e parecia que nunca mais poderia correr. De qualquer forma eu regressei na última corrida da temporada e venci praticamente com uma mão, porque os músculos do meu outro braço não funcionavam mesmo. Foi uma grande sensação ganhar a minha primeira corrida após todos dizerem e pensarem que estava acabado nas corridas.

3) – Na sua opinião, qual foi o pior momento da sua carreira até agora? Porquê?
Lê acima… No início de 2001 eu paralizei o meu braço esquerdo num grande acidente de snowboard e os médicos disseram que não iria correr mais. Isto foi muito difícil para mim. Graças a Deus eu recuperei e ganhei 5 campeonatos diferentes depois da lesão, e agora acho que foi a melhor coisa que aconteceu comigo. Mas no momento foi duro.

4) – Qual o piloto (ou pilotos) que gosta mais de enfrentar nas pistas?
Eu fiz alguns bons amigos entre pilotos colegas. Todos estes bons amigos são bons par aver for a da pista, mus todos são adversários na pista, por isso não podes separar os teus amigos dos teus não amigos quando corres.

5) – Na sua carreira tem tido dificuldade em angariar apoios (patrocínios, etc.)?
Sim, eu penso que este é o maior obstáculo que todos os pilotos com talento devem superar. Tu precisas de muitos bons amigos, determinação e sorte para poderes angariar fundos para correr. Eu não tenho uma família rica, mas tenho sorte de ter encontrado alguns apoios leais que fizeram tudo possível para mim para chegar tão longe.

6) – Quais são as expectativas que tem do seu futuro? Qual é o seu principal objectivo para a sua carreira? A Fórmula 1 é o maior objectivo?
A Fórmula 1 é a coisa. Não é fácil e há muitas políticas envolvidas, mas há algumas conversas e não é impossível. De qualquer forma eu adoro de corridas carros no geral e estou aberto para todas as diferentes opções para correr.

7) – Pode deixar uma mensagem aos seus fãs?
Muito obrigado pelo vosso apoio! É sempre óptimo ler e-mails e mensagens dos fãs e espero conseguir dar-lhes algo de retorno para eles também.

E foi a entrevista a Markus Niemelä.

Se preferir, pode ler a entrevista na versão original, em inglês, aqui:

Para a próxima, a entrevista será a Henri Pescarolo, o fundador da Pescarolo Sport, equipa das Le Mans Series.

Sem comentários:

Enviar um comentário