17/10/09

Entrevista a Davide Rigon



Olá! Hoje a entrevista é a Davide Rigon, o piloto italiano de GP2 Series.
Davide Rigon iniciou a carreira nos monolugares numa selecção da Fórmula BMW ADAC, em 2002, sendo 1º, ganhando 50.000€ e tornando-se piloto BMW Motorsport para 2003. Ainda em 2002, Davide Rigon competiu na Fórmula Renault 2000 Itália Winter Series, sendo 2º no circuito de. Na temporada de 2003, Davide Rigon competiu na Fórmula BMW ADAC, sendo 17º, e no Troféu de Inverno de Fórmula Gloria. Na temporada seguinte, 2004, Davide Rigon competiu na Fórmula Gloria Itália, sendo 2º (com 3 vitórias, 1 pole position e 8 pódios), foi 11º na Fórmula 3 Itália, 2º na Fórmula Renault 2.0 Itália Winter Series e disputou ainda a Fórmula Renault 2.0 Itália. Em 2005, Davide Rigon competiu na Fórmula Renault 2.0 Itály, sendo 6º (com 1 vitória e 3 pódios), foi campeão da Fórmula Azurra (com 5 vitórias, 7 pole positions e 7 pódios) e foi 26h nas World Series by Renault 3.5. Também em 2005, Davide Rigon foi piloto de tested a Minardi F1 Team.
Em 2006, Davide Rigon competiu na Fórmula 3 Itália, sendo vice-campeão, com 4 vitórias, 2 pole positions, 10 pódios e 6 voltas mais rápidas; nas Euroserie 3000, sendo 14º, e ainda competiu na Fórmula 3000 Itália, sendo 13º (neste campeonato as corridas foram parte da Euroseries 3000). Na temporada seguinte, 2007, Davide Rigon foi campeão nas Euroseries 3000 (com 5 vitórias, 4 pole positions, 13 pódios e 5 voltas mais rápidas), e também foi campeão da Fórmula 3000 Itália, onde todas as corridas contaram para as Euroseries 3000.
No ultimo ano, 2008, Davide Rigon competiu em 5 campeonatos. Foi campeão na Superleague Fórmula, para o Beijing Guoan, com 3 vitórias, 1 pole position, 5 pódios e 3 voltas mais rápidas, foi 8º no FIAGT GT2, com 1 vitória, foi 6º no Superstars Championship Itália, com 2 pódios, foi 15º nas Euroseries 3000, com 1 pole position e 1 pódio, e ainda competiu em 2 corridas da Fórmula Master Internacional.
Este ano, Davide Rigon competiu nas GP2 Asia Series, sendo 17º, com um pódio, competiu nas GP2 Series, sendo 22º, e competiu em 7 corridas da Superleague Fórmula, com o Olympiacos CFP. Neste momento, o Olympiacos CFP é 3º, mas Davide Rigon não está classificado.

Eis a entrevista:

1) – Como começou a sua paixão pelas corridas de carros?
Eu comecei a correr com um kart que o meu pai me deu quando tinha 12 anos. Este primeiro kart foi para o meu irmão Gianandrea, mas quando eu o pilotava era muito rápido e nós decidimos continuar a correr. A minha primeira corrida foi com um Fórmula BMW ADAC em 2002, e no ano seguinte a Formula Gloria.



2) – Na sua opinião qual foi o melhor momento da sua carreira até agora? Porquê?
Todos os títulos têm sido importantes na minha carreira. O último, na Superleague, foi muito emocionante porque foi no primeiro ano com um carro novo, num novo campeonato, e aumentou o desenvolvimento deste carro.




3) – Na sua opinião qual foi o pior momento da sua carreira até agora? Porquê?
Eu tive maus momentos quando não sabia em que campeonato ia correr durante a temporada. Em 2008 não tinha orçamento e a Scuderia Italia ajudou-me a correr no FIA GT, num Ferrari 430, onde ganhei pela primeira vez as 24 Horas de Spa.




4) – Qual o piloto (ou pilotos) que gosta mais de enfrentar nas pistas?
Tenho uma boa relação com todos os pilotos for a da pista, mas durante a corrida nós devemos lutar para ganhar! Neste momento [n.d.r. – Na altura da entrevista] o meu colega de equipa é o Max Wissel na Superleague e o Ricardo Teixeira na GP2, dois jovens e rápidos pilotos.

5) – É mais especial correr na Superleague Fórmula, defendendo uma equipa de futebol?
Correr é correr em todos os momentos! Mas na Superleague não é especial só o clube de futebol, mas é importante o que a organização faz para todos os eventos. É bom ter a oportunidade de ver e conhecer muitos apoiantes de carros de corridas e futebol.

6) – Na sua carreira tem tido dificuldade em angariar apoios (patrocínios, etc.)?
Para mim, desde o início da minha carreira, tenho sempre tido problemas de orçamento. Só as minhas habilidades e o meu talento me ajudaram a continuar temporada após temporada. Devo demonstrar na pista que eu mereço o meu cockpit, mas não é fácil num desporto como o desporto motorizado, onde um piloto com um grande orçamento, maior do que o teu, toma o teu lugar.

7) – Quais as expectativas que tem para o seu futuro? A F1 é o objectivo principal?
Neste momento eu quero completar as GP2 Series e dar à Trident os primeiros pontos em corrida da equipa ] para agradecer a eles e ao meu patrocínio, que me apoiou.  [n.d.r. – Davide Rigon já conseguiu, entretanto, cumprir este objectivo]. Ao mesmo tempo quero tentar defender o meu campeonato na Superleague Fórmula [n.d.r. – Neste momento Davide Rigon já não se encontra a disputar a Superleague Fórmula 2009]. Para o futuro, penso que todos os pilotos querem chegar à F1, e eu espero que estas novas equipas possam ajudar pilotos jovens como eu a chegar ao principal campeonato.

8) – Pode deixar uma mensagem aos seus fãs?
Nestes anos eu descobri muitos fãs, não só em Itália, mas por todo o mundo. Quero dizer-lhes obrigado pelo apoio e quero melhorar os meus resultados para os premiar pelo apoio.

E foi a entrevista a Davide Rigon!

Se preferir, pode ler a entrevista na sua versão original, em Inglês, aqui:

Para a próxima, a entrevista será a  Max Wissel, o piloto alemão que disputa a Superleague Fórmula com o FC Basel desde 2008!

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