01/09/11

Entrevista a Felix Rosenqvist: para o sueco, a sua rápida adaptações a novidades, é o seu "ponto mais forte como piloto"

Olá. Esta entrevista é com Felix Rosenqvist, um piloto sueco que actualmente compete nas Fórmula 3 Euro Series.

Felix Rosenqvist iniciou a sua carreira no karting em 2004, e em 2005 foi Segundo no Campeonato Nórdico (categoria ICA Junior) e segundo no Troféu Tom Trana, igaulemente na categoria ICA Junior. Em 2007, o sueco estreou-se nos monolugares, competindo na Fórmula Renault Asiática (campeonato oficialmente denominado Asian Formula Renault Challenge). Foi o quarto no campeonato com uma vitória, seis pódios, uma pole position e uma volta mais rápida. Em 2008, o jovem piloto nórdico pilotou em duas corridas da Fórmula Renault asiática, vencendo essas duas corridas. Também em 2008, Rosenqvist foi campeão de Fórmula 2.0 Asiática, com 10 vitórias, 13 pódios, sete pole positions e cinco voltas mais rápidas. Ainda em 2008, o jovem sueco venceu dois prémios: o Prémio Especial Rydell uma bolsa de “estudos” da Ronnie Peterson Memorial Foundation.
Felix Rosenqvist teve um ano ocupado em 2009. Competiu e foi campeão da Fórmula Renault Sueca (seis vitórias, 14 pódios, seis pole positions e três voltas mais rápidas). Rosenqvist foi também campeão, em 2009, da Fórmula Renault 2.0 NEZ, com três vitórias, nove pódios, duas polé positions e uma volta mais rápida. Na Fórmula Palmer Audi, o jovem piloto da Suécia competiu na ronda de Snetterton em 2009 (nas três corridas conseguiu duas vitórias, uma pole position e duas voltas mais rápidas). Na ronda de 2009 em Dijon a contar para a SEAT Leon Supercopa Alemã, Rosenqvist esteve no pódio numa das duas corridas. Em 2010 Felix Rosenqvist foi o quinto na ATS Formel 3 Cup, com duas vitórias, oito pódios e uma pole position. No Grande Prémio de Macau de 2010, Felix Rosenqvist foi o sétimo na qualificação, 11º na corrida de qualificação e nono na corrida principal. Também em 2010, o jovem sueco voltou a vencer o Prémio Especial Rydell, pelas prestações de 2009.

Neste ano, Felix Rosenqvist está a competir na Fórmula Três Euro Series, sendo de momento o quinto classificado, contando já com sete pódios. Na edição deste ano do RTL GP Masters of Formula 3, o jovem piloto foi o vencedor e estabeleceu ainda a volta mais rápida da prova.

Eis a entrevista:

1 – Como começou a sua paixão pelos carros de corrida?
Quando era novo tinha um grande interesse por carros, o que levou automaticamente ao meu interesse pelas corridas.

2 – Qual foi o melhor momento da sua carreira até ao momento, na sua opinião? Porquê?
Foi ontem [14 de Agosto de 2011], quando venci o F3 Masters. Eu não posso comparar com nenhuma das minhas outras vitórias com esta, e foi um êxito enorme para mim, bater os melhores pilotos na Europa em frente a 50,000 espectadores, também numa das minhas pistas favoritas!

3 – Qual foi o pior momento da sua carreira até ao momento, na sua opinião? Porquê?
Quando fiz apenas um fim-de-semana na Fórmula Renault Italiana em 2008 em Spa. Fui quase último em quase todas as sessões e tive também um grande acidente… Nessa altura fiquei tão desapontado, porque pensava que era assim tão lento. Mas depois encontrámos um problema no carro que me custou 8km/h de velocidade de ponta, por isso foi normal eu não ter estado rápido!

4 – Qual/quais os pilotos que gosta mais de enfrentar nas corridas?
Eu adoro correr contra o Daniel Abt, acabamos sempre por ter boas lutas. Eu pilotei contra ele na F3 Alemã no ano passado, e este ano na F3 Euroseries. Ele é um piloto muito limpo e talentoso, o que ele mostrou especialmente em Macau no ano passado.

5 – Você é da Suécia, mas nos seus primeiros anos nos monolugares esteve em campeonatos asiáticos. Porquê esta opção de começar a carreira nos monolugares na Ásia?
A razão pela qual fui primeiro para a Ásia não foi fazer uma carreira lá. Foi principalmente porque a Ásia nessa altura proporcionava corridas de alta qualidade com vários pilotos europeus, muita quilometragem, e também pelo orçamento muito razoável. Por isso foi um bom passo para mim.

6 – Em 2009 fez uma ronda na SEAT Leon Supercopa Alemanha. Foi muito difícil pilotar um carro de turismo pela primeira vez?
Foi um pouco diferente, sim. O carro era muito pesado, e comportava-se de forma completamente diferente. Também foi a primeira vez que pilotei um carro com rodas motrizes à frente na minha vida (ainda não tenho carta de condução). Mas consegui aprender muito rápido e no final estávamos muito competitivos, e consegui acabar em terceiro!

7 – Quais são as maiores diferenças entre um carro de turismo e um monolugar em termos de pilotagem?
O peso. Um carro de fórmula nunca tem movimentos maiores nas curvas. No carro de turismo tu precisas sempre de “sentir” o carro, e onde o peso se está a mover durante as travagens e as curvas. Penso que é a chave para ser rápido nos carros de turismo. No final são dois mundos completamente diferentes, mas é provavelmente mais fácil passar dos carros de fórmula para os carros de turismo do que ao contrário.

8 – Também em 2009 foi campeão em dois campeonatos diferentes de Fórmula Renault (Sueco e NEZ). Quais foram as principais diferenças entre os campeonatos, em termos de pilotagem e competição?
Os campeonatos são muito similares, com quase todos os pilotos da Suécia a pilotar no Campeonato Norte Europeu. A competição geral era mais fraca comparada com a que eu conduzo agora. O meu colega de equipa (Daniel Roos) e eu dominámos o campeonato, mas tivemos uma luta muito disputada em ambos os campeonatos, e ele é provavelmente um dos melhores pilotos contra quem competi até agora.

9 – No último ano estreou-se no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, e teve bons resultados nesta corrida mítica. Como se sentiu após o fim-de-semana do evento?
Macau é um evento realmente especial. Quando vais lá, há um sentimento especial no ar durante toda a semana. Eu fui com a equipa Sueca/Britânica “Performance Racing”, com a qual corri no ano passado na F3 Alemã. Quer a equipa, quer eu, fomos como estreantes, enfrentando a elite das corridas mundiais com 32 carros. E conseguimos levar o carro a 7º na qualificação, apenas com carros das equipas Prema e Signature na frente, eu devo dizer que fizemos um absolutamente fantástico! Na corrida final fui o 9º depois de ter alguns problemas com o meu limitador de velocidade, mas foi fantástico de qualquer forma, e esta ficará para sempre como uma das minhas melhores recordações.

10 – Este ano é a sua estreia na Fórmula 3 Euro Series, e os resultados são bons até ao momento. Em 2009, fez apenas três corridas na Fórmula Palmer Audi e venceu duas delas. Por isso, com a minha pesquisa, eu fiquei com a ideia de que a sua adaptação a novos campeonatos é muito fácil. A sua adaptação a novos campeonatos é tão fácil como parece?
Eu penso que é o meu ponto mais forte como piloto. Sempre que conduzo um novo carro ou numa nova pista, o tempo para me adaptar costuma ser muito curto. Não é só “talento”, mas uma questão de preparação e entendimento das físicas. Por isso, sim, para mim tem sido relativamente fácil.

11 – Já tem planos para a época de 2012? Se sim, o que pode contar ao blog  Motor Racing News?
É uma questão normal nos desportos motorizados, e eu, como muitos outros, tenho que dizer que ainda não sei. Isso vem tudo da gestão, dos patrocínios, etc. Por isso não, teremos que esperar e ver! 

12 – Há algo mais que considere importante referir acerca da sua carreira?
Eu penso e espero que a minha carreira abra oportunidades a outros pilotos suecos para subirem aos monolugares internacionais. Eu (e o meu pai), e a minha gestão temos trabalhado de forma árdua, e nunca tivemos ninguém que nos dissesse em que direcção ir. Por isso passámos muito tempo a analisar o que fazer antes de todas as épocas, e a maior parte das vezes isso funcionou muito bem. Mas também aprendemos com alguns erros, e eu adoro ajudar outros jovens pilotos a evitarem esses erros. Porque neste desporto, tu não podes ter uma época má...

13 – Por último, pode “enviar” uma mensagem aos seus fãs?
Depois da vitória deste fim-de-semana no Masters of F3 [n.d.r.: o fim-de-semana antes da entrevista, em que Felix Rosenqvist venceu o RTL GP Masters of F3], eu recebi várias mensagens, e-mails, chamadas, que eu não consegui responder a metade! É muito bom quando tu vês que tantas pessoas te estão a seguir todos os fins-de-semana, e que eles desejam sempre o melhor e acreditam em ti. Eu quero que os meus fãs sintam que são parte do meu sucesso, porque nas Alturas difíceis eles estão mais preocupados do que tudo! Por isso, muito crédito a todos eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário